PROGRAMAS
Trata-se de um programa criado a partir da implantação do Sistema Municipal de Habitação, em Belo Horizonte, no ano de 1995.
Este programa garante às famílias de "sem casa", organizadas em núcleos, condições de participarem da gestão dos recursos financeiros destinados à construção de empreendimentos habitacionais, sendo capazes de planejar e executar projetos e obras, além de promover o desenvolvimento organizativo da comunidade e o exercício da cidadania.
O conceito de autogestão implica no desenvolvimento de uma prática de participação diferenciada dos usuários nos processos de decisão. Dentro dos limites orçamentários e tecnológicos, o desafio é maximizar os recursos disponíveis para atender aos futuros moradores da melhor forma, agregando valor e multiplicando benefícios do investimento público nessas pessoas.
O mutirão é um dos instrumentos utilizados para o desenvolvimento de ações junto aos futuros moradores, sendo estas executadas por meio de alguns projetos desenvolvidos ao longo do processo de construção, tais como: Projeto de Formação e Informação, de Educação, de Organização Comunitária, de Capacitação, de Saúde e Meio Ambiente, de Qualificação Profissional e de Geração de Renda.
A ASP assessorou quatro associações habitacionais na construção de conjuntos residenciais, no Município de Belo Horizonte. São eles: Residencial Deuslene, Dom Silvério, Fernão Dias, Jardim Leblon e Jaqueline.